domingo, 28 de dezembro de 2008

Ouvindo o mundo...

Jesus é a RESPOSTA (sem dúvida), mas qual é a PERGUNTA???

O mundo de hoje está repleto de clamores que refletem ira, frustração e sofrimento. Mas muitas vezes nós nos fazemos de surdos diante dessas vozes de angústia.

Primeiro, temos o sofrimento daqueles que nunca ouviram o nome de Jesus, ou que, embora tenham ouvido falar nele, ainda não o aceitaram e, portanto, em sua alienação e perdição, estão sofrendo terrivelmente. Neste caso, o que costumamos fazer é sair correndo com o evangelho nas mãos, subir no nosso poleiro e vomitar a nossa mensagem, sem a mínima consideração para com a situação cultural ou as verdadeiras necessidades dessas pessoas. O resultado é que, com muito mais frequência do que gostaríamos de admitir, nós afastamos as pessoas e até mesmo aumenta¬mos sua alienação, pois a forma como apresentamos a Cristo é insensível, desajeitada e até irrelevante. De fato, "responder antes de ouvir é estultícia e vergonha".

A melhor coisa é ouvir antes de falar, procurar penetrar no mundo das idéias e pensamentos da outra pessoa, tentar descobrir quais são as suas possíveis objeções ao evangelho e então compartilhar com ela as boas novas de Jesus Cristo de uma maneira que fale às suas necessidades.

Nós ouvimos a Palavra a fim de descobrir mais e mais das riquezas de Cristo. E ouvimos o mundo a fim de discernir, dentre as riquezas de Cristo, quais são as mais necessitadas e como apresentá-las a ele da melhor maneira.

Em segundo lugar, temos o sofrimento dos pobres e dos famintos, dos despossuídos e dos oprimidos. Muitos de nós só agora é que estão despertando para a obrigação que a Escritura sempre colocou sobre o povo de Deus, de preocupar-se com a justiça social. Nós deveríamos ouvir com mais atenção os clamores e os suspiros daqueles que estão sofrendo. Quero compartilhar aqui um versículo bíblico que nós temos negligenciado e que, em se tratando deste assunto, quem sabe deveríamos destacar. Ele contém uma solene palavra de Deus para aqueles que, dentre o seu povo, carecem de consciência social. Encontra-se em Provérbios 21.13: "O que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido."

Fechar os ouvidos aos outros é um sinal evidente de desrespeito. Quando nos recusamos a ouvir alguém, estamos dizendo que não consideramos essa pessoa digna de ser ouvida. Mas só existe um que nós deveríamos recusar-nos a ouvir, pelo simples fato de que não vale a pena ouvi-lo — e este é o diabo, junto com seus emissários. A essência da sabedoria é ser um ouvinte que sabe discernir, distinguir e escolher cuidadosamente a quem ouvir. Deixar de fazer isso foi o erro dos nossos primeiros pais no Jardim do Éden. Ao invés de darem ouvidos à verdade de Deus, eles deram crédito às mentiras de Satanás. E quantas vezes nós somos loucos o suficiente para imitá-los!
Tirar tempo para ouvir a Deus e aos nossos semelhantes começa como um sinal de cortesia e respeito, continua como o caminho para a compreensão mútua e para o aprofundamento dos relacionamentos e, acima de tudo, é um autêntico sinal de humildade e amor cristão. Portanto, devemos estar sempre "pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar".



Trecho do livro: John Stott - Ouça o Espírito, Ouça o Mundo

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

já ouvi uma respostinha metida de adolescente que hoje,e então agora, não só passa a ter mais sentido como me causa um impacto tão mais lógico: 'Deus nos deu uma boca e dois ouvidos para falarmos menos e escutarmos mais'.Interessante né?!hehehe... lembrei disso no meio da leitura desse post. Pow Will, cada dia melhor! muito massa esse artigo! curti geral, é... 'Falar pouco é mesmo uma virtude'. O segredo de um resultado feliz é ouvir mais! God bless! ;* paZ!

Débora Arcuri disse...

Will, ótimo post!
Seu blog é muuuuuuuito bom e inspirador! :)
Que Deus continue te abençoando e te dando sabedoria!
FELIZ 2009!

Amanda Mesquita disse...

Will!
to passando aqui rapidinho, depois volto com calma pq eu quero ler o post! rs
aqui, me fala o preço do cd pra eu mandar o dinheiro pelo hugo.. acho q ele ja vai semana q vem prai ne?!
o meu ta separado ai ne?! ;)
bjs! fica na paz