sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Religião de Deus X Religião dos homens

Breve estudo da palavra "religião"

Do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar".
Em outras palavras, ligar, unir, juntar, encontrar, prender, amarrar.

Como nós vemos hoje essa palavra: A religião divide, atrapalha, combate, briga, disputa, afasta, manobra, sectariza, distancia uns dos outros, busca seus próprios interesses, monopoliza a verdade pessoal e afasta Deus das decisões.

Estamos acostumados com a palavra "religiao" referindo-se a essa criada (falsificada) pelos homens.


Difereças entre Religião de Deus e dos homens

Em todas as religiões dos homens é alguma invenção para tentar alcançar Deus, ou algum deus.

A Religião de Deus é Cristo, Deus alcançando o homem atravéz de Jesus Cristo.

O homem (a falsa religião) diz: Faça, faça, faça, para tentar chegar a Deus
Enquanto Deus diz: FEITO
Não é você que tem que fazer algo para Deus ama-lo, é Deus que te amou primeiro.

O Cristianismo é a ÚNICA religião verdadeira, única que RELIGA de fato o homem com Deus.
Como a religião dos homens tem cegado o mundo hoje

Hoje essa religião tem tomado o lugar do Filho de Deus. Hoje a religião dos homens tem usurpado o lugar do filho de Deus. Hoje a religião dos homens é qualquer adoração, serviço ou atividade feita para Deus (ou qualquer deus) separadamente de Cristo.

A religião do homem pode ter um ensinamento “sadio”, uma pregação “eloqüente” e uma atividade zelosa, porém destituídos da pessoa viva do Filho de Deus.
A religião do homem pode exortar, mas não pode dar poder, a religião do homem pode excitar as emoções e o entusiasmo, mas não pode dar vida.
A religião do homem pode ensinar, mas não pode iluminar, a religião do homem pode pregar contra o pecado, mas não pode libertar do poder do pecado.

A religião do homem é descrita pelo apóstolo Paulo em 2Tm 3.5
“Como tendo forma de piedade negando-lhe, entretanto o poder”.

O que os homens precisam não é de uma religião, mas da RELIGIÃO única e verdadeira, a pessoa de Jesus Cristo.


C.S Lewis, sobre religião

Pergunta: Qual das religiões do mundo confere a seus seguidores maior felicidade?
Lewis: Qual das religiões do mundo confere a seus seguidores maior felicidade? Enquanto dura, a religião da auto-adoração é a melhor. Tenho um velho conhecido já com seus 80 anos de idade, que vive uma vida de inquebrantável egoísmo e auto-adoração e é, mais ou menos, lamento dizer, um dos homens mais felizes que conheço. Do ponto de vista moral, é muito difícil. Eu não estou abordando o assunto segundo esse ponto de vista. Como vocês talvez saibam, não fui sempre cristão. Não me tornei religioso em busca da felicidade. Eu sempre soube que uma garrafa de vinho do Porto me daria isso. Se você quiser uma religião que te faça feliz, eu não recomendo o cristianismo. Tenho certeza que deve haver algum produto americano no mercado que lhe será de maior utilidade, mas não tenho como lhe ajudar nisso.

Simplesmente fantástica a resposta do escritor inglês. A cristandade contemporânea, que vende uma espécie de baú da felicidade, esqueceu do Evangelho de Cristo, cujo foco está na cruz. Cristianismo não ensina conquista, mas renúncia; não ensina triunfalismo, mas “pé no chão”; não ensina apego aos milagres, mas amor ao próximo e a Deus. A mensagem de Cristo é diferente do que o mundo oferece! Quem já ofereceu tudo de mão beijada foi o diabo (cf. Mt 4. 8-10).


Cristianismo é uma religião então?

Algumas pessoas têm aversão à palavra “religião” e preferem não ter nada a ver com ela. Entre elas, aqueles que se consideram cristãos opõem-se à palavra sobre o fundamento que o Cristianismo não é uma religião, mas uma “vida” ou “relacionamento”. Mas esse desdém para com a palavra é baseado em ignorância e falsa piedade.

Primeiro, podemos questionar se as palavras “vida” e “relacionamento” são de fato descrições adequadas da fé cristã. O relato bíblico dessa vida e relacionamento é muito mais rico do que pensam a maioria das pessoas que preferem essas palavras como descrições da fé. De fato, a Escritura inclui muitas coisas em sua exposição dessa vida e relacionamento que essas pessoas estão procurando excluir ao rejeitar a palavra “religião”.

No dicionário Merriam-Webster, uma definição principal de religião é “o serviço ou adoração a Deus”. Assim, por exemplo, se não é errado para um crente dizer que “o Cristianismo é o único serviço ou adoração verdadeira a Deus”, então não é errado ele dizer que “o Cristianismo é a única religião verdadeira”.

A declaração “o Cristianismo não é uma religião” é falsa, e de fato anti-bíblica. Sem dúvida o Cristianismo é uma religião (é A religião). E se estamos considerando essas definições, então a pessoa que diz “Dê-me Jesus, e não religião” está nos dizendo que ela não quer nada que tenha a ver com “o serviço e adoração a Deus”.

Antes, a distinção necessária é entre uma religião boa e má, uma religião verdadeira e falsa. O Cristianismo é superior ao Islamismo, Budismo e outros, não porque é um relacionamento enquanto os outros são meras religiões. Todos são religiões! A diferença é que o Cristianismo é verdadeiro e o restante é falso. O Cristianismo é uma religião divinamente revelada. É a palavra de Deus mesmo sobre o apropriado serviço e adoração a Deus. Todas as outras religiões são invenções humanas e demoníacas.

Vídeo ilustrativo


Fontes:
Monergismo
Wikipedia
Estudos Novo Tempo
webartigos.com
dotgospel.com
ibpalavradedeus-biazoli.blogspot.com

Um comentário:

Jovens Missionários disse...

NUss post massa... bem completo se retratou bem... belas fontes!