domingo, 26 de outubro de 2008

Vocês adoram o que não conhecem...

Na conversa de Jesus com a mulher samaritana em João 4, ela pergunta onde é o lugar certo para adorar a Deus, no monte ou em Jerusalém. Ela estava confusa, seus antepassados diziam que era no monte e os judeus diziam que Jerusalém era o lugar certo para adorar a Deus. Mas Jesus tocou no ponto principal. Não era o lugar que estava certo ou errado, o lugar ‘era de menos’. Jesus afirmou que chegaria a hora em que não adorariam no monte nem em Jerusalém, mas os verdadeiros adoradores iriam adorar o Pai em espírito e em verdade. O grande problema era que eles (os samaritanos) adoravam o que não CONHECIAM.

Os Samaritanos haviam ‘aprendido’ a adorar a Deus. Em II Rs 17:24-41 podemos ver a origem disso tudo. Quando Samaria foi tomada e povoada, os novos habitantes sofreram ataques de leões e muitos morreram. Mandaram então, um sacerdote que havia sido levado prisioneiro retornar e viver ali para ensinar eles a adorarem a Deus.

Eles aprenderam a adorar a Deus?
Aprenderam a ser religiosos. Adoravam a Deus, mas não CONHECIAM o Deus que estavam adorando. Não adoravam em espírito e em verdade.
Adoravam ao Senhor, mas também prestavam culto aos seus próprios deuses, conforme os costumes das nações de onde haviam sido trazidos. II Rs 17:33

Jesus mostrou o ‘porque’. Adoravam a Deus e também a outros deuses porque não O CONHECIAM de verdade.

Podemos aprender a “adorar” a Deus?
Podemos aprender a fazer as coisas religiosas, as rotinas ‘espirituais’ como ler a bíblia, orar, ir à igreja e mesmo assim não adorar a Deus em espírito e em verdade, não O conhecer de fato.

Só vamos ser verdadeiros adoradores quando conhecermos o Deus que adoramos.

Você conhece a quem tem adorado?

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Isso é tremendo!!!

Unknown disse...

Excelente!!!

Unknown disse...

Muito bom!!!!